sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Manifesto de Repúdio ao Abuso em nome de Deus

Ontem, fui a mais um “culto” de Santa ceia esperando encontrar um ambiente proporcional ao ato: celebração, comunhão, alegria e memorial ao que Cristo fez. Contudo o que vi e ouvi foi o contrario daquilo que comumente se chama de celebração do corpo de Cristo. Ouvi pessoas descaradamente usar o nome de Deus para extorquir os bens pessoais dos fies, com apelos simplistas e descarados.
“Usem a fé e dêem o que vocês têm nas mãos”
“Eu profetizo que você vai receber cem vezes mais” (como se a oferta fosse um investimento)
“Vamos ajudar a obra de Deus”: que dentro do conceito do pregador equivale construir templos suntuosos e assalariar os pastores (o mais absurdo foi ouvir que era necessário adornarmos o nosso templo porque as outras denominações estão construindo, não podemos ficar para trás)
“Temos que investir no reino de Deus” que reino? Reino dos homens, de Deus não!
Depois desse discurso repetitivo e contrario ao espírito do evangelho, os fieis entregaram, pulseiras, alianças de casamento, anéis, celulares, sapatos, ternos, gravatas, dinheiro, tudo e muito mais, uma verdadeira extorsão em nome de Deus, diante dessa cena que não é mais insólita em nossas igrejas ecoa na minha mente as palavras de Jesus (Fizeram da minha “casa” comercio de bens simbólicos) e Jesus os chamou de ladrões da fé, manipuladores de massa, que usam a piedade como fonte de lucro, são os tais que um dia irão reivindicar seu quinhão no reino e, no entanto ouvirá Jesus dizer abertamente: Não vos conheço (Mt.7.22-24)
São esses absurdos e outros mais, que aceleram o meu desencanto com a Igreja institucionalizada.

.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabens, Nilton
Realmente a realidade da Igreja brasileira com raras excessões, é essa.
Que Deus tenha misericórdia de nós.

Anônimo disse...

“o zelo por tua casa me consumirá” (Jo 2, 17)

POIS BEM, PREZADO TEÓLOGO, NÃO CONCORDO COM SUA TESE, ATE POR QUE CONTRAI OS ENSINAMENTOS BÍBLICOS, a bíblia a palavra de Deus inerrante nos diz que; Nós temos que ser conscientes de que o nosso compromisso está em dar conforme a Bíblia nos ensina, e Deus nos abençoará e, se alguém não administrar bem o que dermos, Deus saberá como agir. Não podemos deixar de ser mais abençoados por negligências e incredulidades de pessoas que tem a mente destorcida da obra de DEUS;

Em respeito das Contribuições chamada de Ofertas –
Além dos dízimos havia também as ofertas alçadas, que é uma oferta com objetivo, com um fim específico, dada de forma voluntária; como por exemplo, na construção do tabernáculo, no deserto (Êxodo- 25:2). A oferta alçada é solicitada para a realização de um objetivo pré-definido. É importante lembrar que oferta alçada não é o mesmo que dízimo (Malaquias- 3:10). Ambos são bíblicos e atuais, mas são diferentes em seu contexto. As ofertas alçadas são esporádicas, os dízimos são contínuos. No Antigo Testamento as ofertas faziam parte do cerimonial.

Ofertas voluntárias -

Em nossos dias as ofertas fazem parte da adoração no culto. Durante a liturgia existe um momento para todos adorarem a Deus com suas ofertas; é um gesto de generosidade, de consciência e de gratidão. Essas ofertas são importantes para o bom andamento da igreja quanto à organização. O culto ao Deus verdadeiro, conforme encontramos em toda a Bíblia, constitui-se dos seguintes elementos: oração, leitura das Escrituras, pregação ou testemunho, cânticos e ofertas (CONTRIBUIÇÕES)

Porque contribuir -

Deus, por sua infinita bondade, quer que seus filhos participem dos projetos divinos. O rei Davi já dispunha dos recursos para a construção do Templo de Jerusalém, por aquilo que doou, porém convidou o povo a se envolver no projeto. Deus é dono do Céu e da Terra, (Gênesis- 14:19; Salmos- 24: 1) do ouro e da prata, (Ageu- 2: 8), mas Ele conta com nossa participação. Deus abençoa o povo para que seus filhos possam contribuir para Sua Obra. O método de Deus é diferente do nosso. A vontade de Deus é que seus filhos participem de seus projetos. Estar envolvido na obra, significa estar sentindo as necessidades do povo e da igreja, é poder ajudar o próximo e contribuir para a manutenção das instalações da casa do Senhor (água, luz, material de limpeza e higiene, funcionários, zeladores, manutenção predial, etc). (Provérbios- 3:9,10) o escritor diz: “Honra ao Senhor com tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão os teus celeiros abundantemente, e transbordarão de mosto os teus lagares”. Seja você um abençoador da obra de Deus e participe de bênçãos maravilhosas;

Na realidade os Tobias e Sambalates sempre irão existe na obra do mestre, mas em contra partidas Deus sempre levantara os NEMIAS!

me pergunto contribuir para o zelo da Casa de Deus e pecado?? se for vamos rasga as escrituras!!

Pr. JADER FERNANDES LOBO